Vivi Ferreira - Planejadora

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Planejadora, Engenheira Civil, Técnica de Planejamento e Design de Interiores. Diretora Técnica e Comercial da Projplan Serviços. Iniciei minhas atividades na área da construção e engenharia em 1998 e desde então venho atuando neste setor. Já participei de projetos de urbanização, obras de habitação popular, obras de infraestrutura, obras industriais, obras residenciais, obras comerciais e em obras de projetos da Petrobras por meio de empresas terceirizadas na área de Planejamento e controle de obras. Ofereço os meus serviços buscando a melhoria contínua nos processos que envolvem um projeto seja através de documentação, da gestão ou da execução.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Quer contratar um serviço e não sabe como?

Quer contratar um serviço e não sabe como?


MODALIDADES DE CONTRATO

 Os modelos de contratos mais praticados:
  •  Empreitada global
  • Empreitada por preços unitários
  • Empreitada por preços unitários
  • Empreitada por administração
  • Empreitada Preço máximo garantido – PMG

O maior grande risco da escolha não é pelo modelo ideal, mas sim a gestão de cada modelo. Entender e saber administrar cada tipo de contrato é crucial para o sucesso do mesmo. Não existe uma regra para se obter um melhor ou pior tipo de contrato. Uma ingerência no modelo escolhido pode garantir o insucesso do projeto e compromete-lo totalmente. O gestor do modelo adotado deve estar 100% embasado no modelo escolhido e deve saber conduzi-lo e compatibiliza-lo com a execução e medição.

 Falando dos modelos:


Quando a obra é contratada por um preço total e todos os serviços estão contemplados no valor orçado contratado.

 Empreitada por preços unitários
É a modalidade que mais praticada nas licitações públicas. Os contratos são embasados em planilhas de composições dos preços unitários onde as tarefas são medidas itens a itens – insumos por insumos.

 
Empreitada por administração

É a modalidade mais equilibrada para ambos os lados desde que não haja má fé e acordos com as empresas que irão prestar os serviços. Nesse tipo de contratação a contratante fornece todo material e assume os serviços contratados, porém para a empresa contratada administrar essa empreita. Então, fica a cargo da contratada montar as planilhas de concorrências e administrar todas as aquisições necessárias para a execução do projeto.

 Empreitada Preço máximo garantido – PMG

Após o valor de contrato acertado, fica acordado que se houver alguma alteração para mais no valor, este será assumido pela contratada. Se houver economia, essa será repartida entre a contratante e contratada.


Em breve uma nova seção nesse blog "guia de contratação".


Nenhum comentário:

Postar um comentário