AS ATIVIDADES DE UM PLANEJADOR
Dentre as diversas atividades desenvolvidas dentro de um projeto por um planejador, as principais e que não devem ser desprezadas são:
Dentre as diversas atividades desenvolvidas dentro de um projeto por um planejador, as principais e que não devem ser desprezadas são:
· A elaboração de cronogramas detalhados de todos os serviços, definindo os caminhos críticos e nivelamento dos recursos utilizados;
· A elaboração da programação dos serviços em todas as fases do projeto do empreendimento;
· A coleta de informações para a elaboração de relatórios de planejamento, programação e controle;
· A emissão de curvas S (geral, crítica, subcrítica) dos projetos sob sua responsabilidade, na periodicidade acordada com a fiscalização.
Durante as fases dos projetos, execução de apropriações com periodicidade acordada de todos os serviços executados, mantendo o cronograma atualizado; a analise dos serviços previstos x realizado, informando a coordenação os eventuais desvios; a elaboração e participação nas reuniões de apresentação do planejamento e atualização dos cronogramas; as medições de serviços - Cliente e as medições de serviços e gerenciamento de contratos de terceiros.
Essas atribuições servem para a elaboração do sistema de Planejamento de Obras industriais, comerciais, residenciais. Para isso é necessário o conhecimento das etapas de engenharia, suprimentos das obras civis e das montagens eletromecânica.
Após a elaboração da documentação, também conhecida como documentação inicial de planejamento de obras, são iniciados os controles. Dentre eles merecem destaques:
· O controle do andamento físico e financeiro dos projetos;
· A elaboração dos planos de desenvolvimento dos trabalhos;
· O Plano de alocação de recursos no tempo dos contratos;
· A atualização da Estrutura Analítica do Projeto - EAP;
· A atualização das curvas de avanços físico e financeiro;
· A atualização das planilhas de custos, mostrando sempre os cenários mais atualizados com o real status da obra.