Após conhecer os projetos, memoriais descritivos, procedimentos e instruções, é hora de começar o levantamento.
Mas por onde começar?
É sempre bom ter acesso ao orçamento da obra, mesmo que para isso, tenha que ocultar os campos dos valores, por se tratarem de informações que as empresas preferem manter em regime confidencial.
Mas todo cuidado é pouco, pois ao ter o quantitativo orçado nas mãos é muita fácil ser induzido a confiar nos dados preliminares.
Esqueça isso. Faça um novo levantamento para que esse sim, seja comparado com o orçado. Nessa etapa muitos omissos de orçamentos podem ser identificados e nessa etapa já é possível identificar o que foi erro de orçamento (para servir de lição e ser evitado nos próximos) e o que é um aditivo.
Para isso, é sempre bom trabalhar com planilhas que auxiliem no controle do levantamento, dos escopos concluídos e dos escopos que ainda precisam ser orçados. Lembrando que todas as planilhas são adaptáveis e que é preciso ter em mente o conceito de projeto como um objeto único. Podem ser parecidos, mas nenhum é igual ao outro. Sempre haverá uma particularidade que o tornará diferente dos demais.
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