Vivi Ferreira - Planejadora

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Planejadora, Engenheira Civil, Técnica de Planejamento e Design de Interiores. Diretora Técnica e Comercial da Projplan Serviços. Iniciei minhas atividades na área da construção e engenharia em 1998 e desde então venho atuando neste setor. Já participei de projetos de urbanização, obras de habitação popular, obras de infraestrutura, obras industriais, obras residenciais, obras comerciais e em obras de projetos da Petrobras por meio de empresas terceirizadas na área de Planejamento e controle de obras. Ofereço os meus serviços buscando a melhoria contínua nos processos que envolvem um projeto seja através de documentação, da gestão ou da execução.

domingo, 29 de setembro de 2013

Aço - Levantando e Contratando

Aço

De posse do projeto executivo é possível identificar:

• Tipo de aço - Exemplo: CA-50 ou estribo CA-60.
• Bitola (diâmetro) e comprimento (no caso de fios e barras).
• Opção por Aço Cortado e dobrado ou em Barras.
• Em caso de tela soldada, especificar o modelo e a forma de entrega (Exemplo Tela Q 138 - em tela ou em rolo).
• Prazo do Consumo e/ou data da primeira entrega na obra - Cronograma com as etapas da obra.
• Unidade: Kg(quilograma) e em grandes volumes, T (tonelada)


Interpretando o aço no Projeto

Para realizar o levantamento de aço, é preciso ter o projeto executivo de armação. É preciso ficar atento, pois ao cobrar o projetista o projeto de estrutura, o mesmo pode ganhar tempo fornecendo o projeto de fôrmas, mas demorar a fornecer o projeto de armação. E sem esse, o prazo da sua obra começa a ficar comprometido.
Os atrasos iniciais de um projeto devem-se em geral pela falta de informações, incompatibilidade de projetos ou até a inexistência do mesmo. Ao contatar o projetista, os prazos de entrega com as devidas etapas devem estar claramente disponível no objeto de contrato com as responsabilidades e ônus diante de um atraso ou não cumprimento de uma etapa. Para isso lembre-se sempre das obrigações do CONTRATANTE, uma vez que esse fica responsável por fornecer os dados preliminares que darão o "start" par que os projetistas possam iniciar a etapa de execução e detalhamento do projeto executivo.
Exija sempre o máximo de um detalhamento, pois o projeto deve ser claro para quem projeta, quem levanta e quem executa, sem dar margens para opções do executante e diversas interpretações do mesmo.
De posse do projeto é possível identificar as bitolas, optar por aço dobrado e cortado e as etapas de execução.
A opção por aço cortado e dobrado se dá por algumas características física da obra. Podem ser citadas aqui:

- Espaço físico para montagem de um canteiro de corte e dobra na obra;
- Prazo de execução. Com o aço cortado e dobrado é possível otimizar o tempo e garantir uma maior produtividade da mão de obra dos armadores;
- As bitolas do aço. Quanto maior a bitola, maior a dificuldade em manuseá-los e garantir que a série de produção saiam de acordo com o projetado, garantido os requisitos mínimos da qualidade;
- E espaço para estocagem do material, uma vez que não seja conveniente a exposição do material a intempéries por um longo período. 

 Imagem 1 - Exemplo de um projeto de fôrmas - Blocos de Fundação

Imagem 2 - Exemplo de um projeto de Armação - Blocos de Fundação



















Nenhum comentário:

Postar um comentário