Vivi Ferreira - Planejadora

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Planejadora, Engenheira Civil, Técnica de Planejamento e Design de Interiores. Diretora Técnica e Comercial da Projplan Serviços. Iniciei minhas atividades na área da construção e engenharia em 1998 e desde então venho atuando neste setor. Já participei de projetos de urbanização, obras de habitação popular, obras de infraestrutura, obras industriais, obras residenciais, obras comerciais e em obras de projetos da Petrobras por meio de empresas terceirizadas na área de Planejamento e controle de obras. Ofereço os meus serviços buscando a melhoria contínua nos processos que envolvem um projeto seja através de documentação, da gestão ou da execução.

domingo, 3 de março de 2013

Pessoas: Fontes de conflitos e problemas em uma instituição


Lembrei recentemente de alguns trechos que li em um dos livros do Roberto Shinyashiki, autor que por sinal eu gosto e admiro muito.
No livro ele mencionava as principais fontes de problemas dentro de uma instituição.
Por sinal, é o fator número um para que um planejamento não seja cumprido.
Problemas causados por pessoas.
Geralmente as pessoas, quando não estão empenhadas e nem conectadas no projeto, tendem a desagregas e a afastar as metas que precisam ser alcançadas.
Muitas vezes não é por mal.
E depois de ler esse livro eu fiquei com alguns trechos "martelando" minha cabeça.
O principal deles é o que não podemos avaliar uma pessoa apenas pelo currículo. Pois o currículo fala sobre o passado, mas não sobre o presente da pessoa. 
Com essa informação passei a me observar e a observar outras pessoas ao meu redor.
Cheguei à conclusão de que eu sei aproveitar bem cada oportunidade que conquisto e a cada nova etapa que assumo, posso agregar algum novo conhecimento ao meu currículo.
Por agir dessa maneira, fico frustrada quando me deparo com pessoas que desperdiçam oportunidades.
Algumas se camuflam atrás da idade, outras atrás de falsas metas, outras atrás de quem as indicou para tal cargo.
Existem ainda, aquelas eu não se camuflam, mas suas deficiências acabam justificadas pela confiança que as empresas possuem sobre elas. 
Algumas empresas ficam tão preocupadas em não ser furtadas que acabam ignorando o fato de ter prejuízos mensais que lhe causam rombos consideráveis no fechamento financeiro do mês.
Se os poderes para as tomadas de decisões são dados as essas pessoas, deve ser oferecido também um plano de qualificação.
Qualificação essa que não se resume a um diploma de nível superior, mas sim a cursos e treinamentos contínuos que possam manter o gestor atualizado, seguro e qualificado para tal função.
O maior indicador de que um funcionário não proporciona o retorno esperado a empresa podem ser evidenciados nos resultados previstos x realizados.
No caso da construção civil, podemos evidenciar esse fato nas medições, onde as metas das medições ficam muito abaixo do esperado e muitas das vezes são apresentadas apenas no momento da medição.
Vontade de aprender e estar em um aprendizado contínuo e abertura para receber e fornecer informações são características que os gestores devem ter impresso em seus perfis.
Lembrando que o resultado das medições dependem de vários fatores. Citei apenas um, o principal, por onde tudo inicia. Em outros posts vou mencionar o problema da mão de obra, da falta de conhecimento do escopo e das interferências de um projeto liberado às pressas como fatores que comprometem a entrega de um projeto.











Nenhum comentário:

Postar um comentário