Lembrei recentemente de
alguns trechos que li em um dos livros do Roberto Shinyashiki, autor que por
sinal eu gosto e admiro muito.
No livro ele mencionava as principais fontes de
problemas dentro de uma instituição.
Por sinal, é o fator número um para que um
planejamento não seja cumprido.
Problemas causados por pessoas.
Geralmente as pessoas, quando não estão empenhadas
e nem conectadas no projeto, tendem a desagregas e a afastar as metas que
precisam ser alcançadas.
Muitas vezes não é por mal.
E depois de ler esse livro eu fiquei com alguns
trechos "martelando" minha cabeça.
O principal deles é o que não podemos avaliar uma
pessoa apenas pelo currículo. Pois o currículo fala sobre o passado, mas não
sobre o presente da pessoa.
Com essa informação passei a me observar e a
observar outras pessoas ao meu redor.
Cheguei à conclusão de que eu sei aproveitar bem
cada oportunidade que conquisto e a cada nova etapa que assumo, posso agregar
algum novo conhecimento ao meu currículo.
Por agir dessa maneira, fico frustrada quando me
deparo com pessoas que desperdiçam oportunidades.
Algumas se camuflam atrás da idade, outras atrás
de falsas metas, outras atrás de quem as indicou para tal cargo.
Existem ainda, aquelas eu não se camuflam, mas
suas deficiências acabam justificadas pela confiança que as empresas possuem
sobre elas.
Algumas empresas ficam tão preocupadas em não ser
furtadas que acabam ignorando o fato de ter prejuízos mensais que lhe causam
rombos consideráveis no fechamento financeiro do mês.
Se os poderes para as tomadas de decisões são
dados as essas pessoas, deve ser oferecido também um plano de qualificação.
Qualificação essa que não se resume a um diploma
de nível superior, mas sim a cursos e treinamentos contínuos que possam manter
o gestor atualizado, seguro e qualificado para tal função.
O maior indicador de que um funcionário não
proporciona o retorno esperado a empresa podem ser evidenciados nos resultados
previstos x realizados.
No caso da construção
civil, podemos evidenciar esse fato nas medições, onde as metas das medições
ficam muito abaixo do esperado e muitas das vezes são apresentadas apenas no
momento da medição.
Vontade de aprender e
estar em um aprendizado contínuo e abertura para receber e fornecer informações
são características que os gestores devem ter impresso em seus perfis.
Lembrando que o resultado das medições dependem
de vários fatores. Citei apenas um, o principal, por onde tudo inicia. Em
outros posts vou mencionar o problema da mão de obra, da falta de conhecimento
do escopo e das interferências de um projeto liberado às pressas como fatores
que comprometem a entrega de um projeto.
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