Vivi Ferreira - Planejadora

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Planejadora, Engenheira Civil, Técnica de Planejamento e Design de Interiores. Diretora Técnica e Comercial da Projplan Serviços. Iniciei minhas atividades na área da construção e engenharia em 1998 e desde então venho atuando neste setor. Já participei de projetos de urbanização, obras de habitação popular, obras de infraestrutura, obras industriais, obras residenciais, obras comerciais e em obras de projetos da Petrobras por meio de empresas terceirizadas na área de Planejamento e controle de obras. Ofereço os meus serviços buscando a melhoria contínua nos processos que envolvem um projeto seja através de documentação, da gestão ou da execução.

domingo, 23 de setembro de 2012

Pró-atividade: Todos dizem ter, mas poucos a praticam

Nesses últimos dias tem uma palavra que não sai da minha cabeça: Pro-atividade. É engraçado como as pessoas na hora de uma contratação se dizem pró-ativas, porém no dia a adia adotam a política de "cada um com os seus problemas". Em algum lugar do meu passado eu li um texto que explica tudo de pro-atividade e me faz enxergar que sou uma "pró-ativa" praticante. 

Esse texto fala da sensação de não valorização de um funcionário muito antigo em uma empresa que está perdendo espaço para um jovem, recém contratado. 

O texto chama "A lição do abacaxi":

 “ Um funcionário com muitos anos de empresa estava irritado porque um jovem contratado havia pouco tempo foi indicado pelo patrão para uma vaga à qual o antigo empregado pleiteava. Essa vaga implicaria em aumento salarial e responsabilidades equivalentes. Esse funcionário se apresenta ao chefe, mas o patrão não permite que ele comece a expor o motivo de sua entrevista. Ao invés disso, o patrão faz um pedido: - Há um vendedor de abacaxis parado aí do outro lado da rua. Veja quanto está o abacaxi. A contra gosto e até um tanto indignado pelo estranho pedido, o funcionário foi e voltou quase uma hora depois, pois havia aproveitado para fumar, tomar café na padaria da esquina e conversar com conhecidos que passavam. Retornando este, o patrão perguntou: - Qual é o preço unitário do abacaxi pérola? - Não sei se era o pérola, mas o que ele tem lá custa R$3,00. - Ele fornece para a empresa? - Não sei. O chefe pediu que o funcionário mais velho aguardasse e mandou chamar o mais novo. Apresentando-se este, o chefe pediu para que realizasse a mesma tarefa: saber o preço do abacaxi. Ele foi e voltou em menos de dez minutos. O patrão fez a mesma pergunta: - Qual é o preço unitário do abacaxi pérola? - São R$3,00. - Ele fornece para a empresa? - Sim. Dei meu cartão e fiquei com o contato dele. - Ele oferece algum desconto? - Para compras acima de 100 unidades ele oferece 20% de desconto para o pérola e 25% para o cayenne. - Em quanto tempo ele entrega? - Até as 08:00 do dia posterior ao pedido. - Há mais alguma coisa que eu precise saber? - Ele também fornece outras frutas e dá descontos conforme a fruta, a quantidade pedida e a disponibilidade. Após essa última resposta, o chefe se dirige ao funcionário mais antigo e pergunta qual era o assunto do qual este queria tratar. O funcionário responde que não era importante e se retira, humilhado, mas tendo aprendido uma valiosa lição.”

Acho que o segredo está aí. 

Eu sempre digo que existe uma diferença entre o que se pode fazer, o que se quer fazer e o que se deve fazer.

Eu entendo que em todas as áreas exista um limite do que se pode fazer, porém o que se quer fazer faz toda diferença.

Uma informação bem repassada, uma instrução bem dada é o diferencial.

De onde extraí esse texto para postar aqui, ainda faz um resumo:

Hoje, se quisermos ir mais longe ou até mesmo permanecer onde estamos, não podemos nos acomodar. Não podemos ter medo de descascar abacaxis todos os dias. Muito pelo contrário: devemos tirar uma lição a cada machucado, pois nosso objetivo é tornar o abacaxi mais seguro para quem consome em nossa constante busca por um abacaxi mais doce.

Conclusão

Seja crítico! Não aceite as coisas como são. Não leia um caso de uso e saia fazendo antes de garantir que entendeu cada detalhe.
Comunique-se! Não se esconda atrás do monitor. Mostre a cara! Peça ajuda quando necessário, não negue ajuda e não sonegue informações.
Estude! Não ache que já sabe tudo. Aquele que acha que não tem mais nada a aprender será atropelado por um jovem motivado.
Seja humilde! Não ache que só porque conseguiu resolver um bug você é estrategicamente importante para o negócio e pode ficar cheio de si por isso.
Tenha paixão! Agarre toda a tarefa com unhas e dentes e faça o melhor possível. Não esqueça: não há tarefa chata; chato é não ter tarefas.

Não sou acomodada. Nunca adotei a política de que o que vale é o dinheiro no bolso no final do mês. Tenho paixão pelo que faço. Não aceito qualquer resposta. Busco sempre novas alternativas através de pesquisas, cursos, estudos. Não confio em respostas que caem do céu. Lembre-se: ao copiar ou passar uma informação que recebeu sem averiguar, simplesmente copiada, a responsabilidade pela informação passa a ser sua. A desculpa de que recebeu a informação assim ou que simplesmente copiou do que já existia não te faz menos responsável, muito menos te exime da culpa pela situação criada. Busco soluções e não justificativas. Acho que por tudo isso posso afirmar que sou sim uma pessoa pró-ativa. E você???

Nenhum comentário:

Postar um comentário